quinta-feira, 26 de julho de 2007

O Amor




1 Coríntios 13:1-13

1 Se eu falar em línguas de homens e de anjos, mas não tiver amor, tenho-me tornado um [pedaço de] latão que ressoa ou um címbalo que retine. 
2 E se eu tiver o dom de profetizar e estiver familiarizado com todos os segredos sagrados e com todo o conhecimento, e se eu tiver toda a fé, de modo a transplantar montanhas, mas não tiver amor, nada sou. 
3 E se eu der todos os meus bens para alimentar os outros, e se eu entregar o meu corpo, para jactar-me, mas não tiver amor, de nada me aproveita.
4 O amor é longânime e benigno. O amor não é ciumento, não se gaba, não se enfuna, 
5 não se comporta indecentemente, não procura os seus próprios interesses, não fica encolerizado. Não leva em conta o dano. 
6 Não se alegra com a injustiça, mas alegra-se com a verdade. 
7 Suporta todas as coisas, acredita todas as coisas, espera todas as coisas, persevera em todas as coisas.
8 O amor nunca falha. Mas, quer haja [dons de] profetizar, serão eliminados; quer haja línguas, cessarão; quer haja conhecimento, será eliminado. 
9 Pois temos conhecimento parcial e profetizamos parcialmente; 
10 mas, quando chegar o que é completo, será eliminado o que é parcial. 
11 Quando eu era pequenino, costumava falar como pequenino, pensar como pequenino, raciocinar como pequenino; mas agora que me tornei homem, eliminei as [características] de pequenino. 
12 Pois, atualmente vemos em contorno indefinido por meio dum espelho de metal, mas então será face a face. Atualmente eu sei em parte, mas então saberei exatamente, assim como também sou conhecido exatamente. 
13 Agora, porém, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor.



FONTE: Bíblia: Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas

Nenhum comentário:

Postar um comentário